terça-feira, dezembro 06, 2005

A situação AutoEuropa...

A AutoEuropa é uma das nossas maiores fontes de rendimento. Compreende não só o maior indice de exportação como dá 3000 postos de trabalho. Vão dar inicio agora as negociações salariais para 2006 e comoestão os analistas a tentar explicar, e é de facto compreensivel, a fabrica não pode só sobreviver, pelo menos com tantos empregados, com o modelo cabrio da vw. O fabrico do monovolume entra este ano na sua fase terminal e para termos uma posição vantajosa em relação não só às outra fabricas vw mas como tambem aos novo estados membros da UE, principalmente a Polonia, temos de aceitar cortes salariais. Como é obvio, isto é sempre fácil de falar para quem não esta na pele dos trabalhadores da AutoEuropa que como é obvio não o querem , não só porque seria um retrocesso efectivo mas porque tambem muitos tem compromissos dos quais não se podem desfazer, como as prestações bancarias. Esta é daquelas situações em que todos temos de dar o braço a torçer... não só os trabalhadores mas todos nós. Aquela fabrica representa mais para Portugal do que a maioria imagina. E se temos de fazer sacrificios, os muito respeitaveis trabalhadores tambem têm de aceitar esse sacrificio pois neste caso um valor mais alto esta em jogo. O da nossa competividade. O de uma grande ajuda para a saida da crise... Temos de mostrar que estamos dispostos a trabalhar, dispostos a sacrificar, para estarmos competitivos e por isso tentar não só segurar esta empresa e estes postos de trabalho como tambem tentar mostrar aos outros países que estamos cá para trabalhar bem e podem contar com Portugal para os tempos dificeis. Eu sei que falar é facil, mas tempos piorem se avizinham se estes sacrificios não forem feitos... Afinal a crise é de todos ou só de alguns?!

1 comentário:

Anónimo disse...

A situação da AutoEuropa é sem sombra de dúvida algo digno de debate... E quero portanto começar por felicitar o Vasco por criar uma artigo sobre este tema tão polémico e mediático nos dias que correm...
Quero portanto expressar aqui a minha frustração ao ouvir no noticiário que os trabalhadores desta industria que tanto representa na nossa economia recusaram um contrato laboral que, como se sabe, seria uma das únicas saídas para a sobrevivência da usina. Serei só eu a pensar que eles devem ser parvinhos? Desculpem a expressão, mas é que é a única palavra que encontro para descrever trabalhadores que preferem correr o risco de ir para o desemprego num país em plena crise económica em vez de aceitarem fazer um sacrifício para manterem os postos de trabalho e manter a AutoEuropa viva, aqui, em Portugal.
Como é óbvio, na situação em que se encontra o país é necessário que todos façamos um esforço para a contenção de despesas. É necessário tentar poupar, certo, mas não só... O grande problema deste país não é a falta de espírito económico colectivo da população, mas sim a atitude do povo português. Os portugueses têm a mania de se queixar e passamos a vida a perguntar-nos porque raio é que isto nos acontece a nós... e a isto eu digo CHEGA!!!! Chega de lamentações e de queixinhas!! Se queremos ter melhor qualidade de vida temos que começar por adoptar uma atitude positiva. Precisamos de nos pôr a trabalhar sem nos fazer tantas perguntas. E não só nos pôr a trabalhar, mas abraçar e agradecer por esse trabalho que temos, isto tudo com um sorriso na cara? O que é que ganha uma pessoa a atender um cliente ou a relacionar-se com um colega de trabalho com umas trombas descomunais? NADA!! Quanto muito uma desconsideração por parte da outra pessoa, ou ainda uma reclamação do cliente por não considerar ser atendido como é de esperar.
Este país, por mais que goste dele, e acreditem que gosto muito, pois foi, entre todos, O eleito para eu prosseguir os meus estudos universitários, tem que passar de uma atitude de problemas para uma atitude de soluções.
Temos que passar a responder às perguntas com um "não há problema", ou então com um "arranjo-lhe já uma solução rápida eficaz", em vez de um "haa, não sei se se pode fazer isso porque sabe, há isto, e depois tenho que perguntar a este, e ainda por cima o meu filho hoje estava com um dor no joelho...".
Será esta a imagem que queremos dar de Portugal para o mundo?
Nós somos bons, nós temos capacidades... o que nos falta é mostrá-las, e esforçarmos-nos para as aplicar. Não podemos querer ter regalias e obter resultados se não mostramos primeiro, aquilo de que somos realmente capazes!!
E isto vale também para a AutoEuropa. Mostrem que são capazes de ser melhores do que os vossos concorrentes, lutem pelo vosso emprego e pela continuação do vosso empreendedor no nosso país, em vez de apenas lutarem pelo vosso umbigo!!